Google cobrando para manter cadastro da empresa no ar ?

Pessoas se passando por parceiros, representantes e até mesmo por funcionários do Google, abordando comerciantes em diversas regiões tem se tornado cada vez mais comuns, deixando gerentes e donos de estabelecimentos inseguros com relação ao futuro do cadastro de sua empresa nas plataformas do Google Mapas e Google Pesquisa.

Entenda melhor a questão e saiba como se proteger.

Cadastro da empresa no Google

Mas afinal, o Google cobra por disponibilizar o cadastro da minha empresa ?

A resposta é não.

O Google não cobra pela criação do cadastro, como também não cobra por manter o cadastro disponível para estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço em sua plataforma de Mapas e Pesquisa.

– Você já pensou que se todas as empresas tivessem que pagar para o Google para existir na pesquisa, como seria falho o resultado? – Essa prática deixaria milhares de empresas de fora. O cadastro é o negócio principal do Google. É pelo fato de ele ser gratuito que a empresa tem tanto sucesso e confiança dos usuários.

Empresas não são excluídas facilmente

Identifique se é fraude

Nem todos os prestadores de serviços que telefonam ou visitam seu estabelecimento estão tentando obter vantagens desonestamente. É importante entender quais os tipos de serviços oferecidos e quais as vantagens atribuídas a sua empresa antes de qualquer conclusão.

  • Se o prestador de serviços visitar sua empresa pessoalmente e estiver vestindo uma camisa do Google ou se disser ser parceiro ou funcionário do Google, com o objetivo de obter sua atenção e credibilidade por este fato, desconfie, isso pode ser o início de uma tentativa de golpe / fraude. Peça um cartão de visitas. Funcionários do Google tem um email do tipo nome@google.com. E nesse caso, tente pedir uma proposta formal por e-mail. Se ele se recusar, diga que não tem interesse no serviço. Prestadores de serviço mais sérios tem um email do tipo: nome@nomedaempresa.com.br e se identificam pelo nome desta empresa, ficando bem claro que não tem vínculo direto com o Google.

  • Se você recebeu o contato por ligação telefônica e o prestador de serviços disser que é do Google ou de uma empresa parceira ou representante do Google, idem, solicite o envio de um email com uma proposta formal e contrato para que você possa avaliar melhor. Solicite uma visita pessoalmente.

  • O Google nunca envia parceiros, representantes ou mesmo funcionários para estabelecimentos comerciais para qualquer tipo de verificação, atualização de cadastro ou serviços de fotografia.

  • O Google não telefona para empresas cobrando por serviços que nunca foram vendidos e aceitos previamente. Para qualquer tipo de cobrança, é preciso primeiramente haver um acordo formal entre ambas as partes, com os devidos termos, contrato e aceite.

E se eu não efetuar o pagamento, a empresa poderá ser excluída ?

Não é tão simples para se remover uma empresa do Google quanto parece. É algo que não acontece da noite para o dia. É preciso que a empresa deixe de existir para que esse processo ocorra mais rapidamente, e ainda sim, demora. Na pior das hipóteses, se ocorrer a remoção de sua empresa do Google e ela continuar existindo, após algum tempo, o próprio Google, uma Agência ou um Google Local Guide poderá cadastrá-la novamente.

Minimizando o risco de sua empresa ser excluída do Google

A melhor forma de proteger o cadastro da sua empresa no Google Maps e Pesquisa é obter o acesso ao Google Meu Negócio (Plataforma de gestão da sua empresa no Google). Para isso, solicite a propriedade do perfil da sua empresa, seguindo estes passos.

Atenção: não aceite que estranhos lhe peçam autorização para que o Google efetue uma ligação para sua empresa para que você forneça-lhe um código. Caso solicitem o envio de um cartão postal do Google em seu nome, não forneça-lhe o código que você receber pelos correios. Este é o código que permite que estranhos (ou você mesmo) obtenha acesso a propriedade do perfil da sua empresa no Google, e através dele poderiam tentar excluir seu cadastro mais facilmente.

Forneça este acesso somente a pessoas que você considere de confiança / prestadores de serviço que legitimamente possam estar oferecendo uma solução que por exemplo poderá irá ajudá-lo a se destacar na plataforma do Google como forma de consultoria, cobrando por seus próprios serviços e intelecto e não solicitando pagamento de qualquer taxa de manutenção que não existe.

Dica: Ao obter acesso ao Google Meu Negócio, no menu usuários à esquerda, certifique-se de que somente você e pessoas de confiança tem acesso ao seu perfil. Sugerimos adicionar prestadores de serviços com o perfil de gerente.

Deseja mais informações ? Visite o fórum de suporte do Google onde essa questão também é esclarecida.

Caso necessário, denuncie

Caso você tenha sido vítima desse tipo de prática, denuncie diretamente ao Google através deste formulário.